LET’S TALK: Criando conexões com alunos do ensino bilíngue

Nos últimos anos, é perceptível o crescimento da educação bilíngue no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Ensino Bilíngue, entre 2014 e 2019, o setor teve um crescimento de 6% a 10% em nosso país. E a expectativa é que a expansão de escolas e programas bilíngues continue crescendo no país.

A maioria dos programas e escolas bilíngues acontece em período integral, ou seja, os estudantes permanecem na escola o dia inteiro. Além das aulas em língua portuguesa e língua inglesa, os estudantes fazem seus lanches e almoço na escola, além de socializarem com seus colegas de classe e demais estudantes da instituição de ensino.

Diante disso, é muito importante que a escola tenha um olhar para esses estudantes. Como eles estão no ambiente escolar? Eles estão bem? Estão felizes? Estão aprendendo? Estão se socializando?

Quando o estudante permanece na escola das 07h30 às 8h00 até o final do dia, podemos dizer que 2/3 do tempo em que ele está acordado, ele está no ambiente escolar. Por isso, precisamos ter um olhar individualizado para cada estudante. A escola faz parte de um grande momento do desenvolvimento dessas crianças e adolescentes.

A partir da necessidade de acolher e acompanhar esses estudantes, criei o programa Let’s Talk, um momento em que eu, como coordenadora escolar, posso conversar com cada estudante que permanece o dia inteiro na escola.

Ao chamar cada estudante para uma conversa, um questionamento comum era ouvido: “O que eu fiz de errado?” Ao ouvir esse tipo de questionamento, sempre respondi que “se eu conversasse apenas com pessoas que fizeram algo de errado, eu não teria a oportunidade de conversar com você”, e assim, rapidamente, um sorriso se abria no rosto do estudante.

Esse tipo de pergunta mostra como os alunos ainda veem a coordenação como um lugar para aqueles que descumprem as regras da escola. Entretanto, um dos objetivos do programa Let’s Talk é justamente mudar essa visão e conectar a coordenação e estudantes, mostrando que a sala do coordenador também é um local de acolhimento.

Para proporcionar um local mais acolhedor, optei por uma sala com mais cores, cartazes coloridos com frases positivas. Além disso, há livros, ursos de pelúcia e outros objetos infantis para receber os estudantes.

Ao chamar cada estudante para uma conversa, o meu principal questionamento é se o estudante está feliz, se está gostando da escola, como é a relação com os colegas de classe e professores. Se há alguma situação na escola que o incomoda e assim por diante. Toda a conversa é sempre finalizada orientando o estudante a procurar a coordenação no que ele precisar. Além disso, após a saída do estudante, faço as anotações e encaminhamentos necessários.

O objetivo principal do programa LET’S TALK é simplesmente saber se o estudante está bem, pois sendo feliz no ambiente escolar, o aprendizado acontece naturalmente.


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