As competências socioemocionais no ambiente escolar

A escola, por muito tempo, se preocupou apenas com o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos. Ele está aprendendo? Como estão as suas notas? É necessário um reforço escolar?

Entretanto, cada vez mais, é necessário também ter um olhar para o socioemocional dos seus estudantes.

Primeiramente, é necessário compreender o que é a inteligência emocional e como ela é importante no desenvolvimento das crianças e adolescentes, tanto dentro como fora do ambiente escolar. Segundo Mayer & Salovey, 1997, p. 15:

A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.

Trabalhar as emoções de crianças e adolescentes os ajudarão a controlá-las e os tornarão adultos mais fortes e desenvolvidos, o que ajudará também no seu desenvolvimento cognitivo.

Atualmente as escolas percebem que não basta desenvolver apenas a inteligência cognitiva de seus estudantes. Também é necessário desenvolver as competências socioemocionais. Para Goleman, 2005, p.62, ‘’As pessoas mais brilhantes podem se afogar nos recifes de paixões e dos impulsos desenfreados; pessoas com alto nível de QI podem ser pilotos incompetentes de sua vida particular’’.

       A escola hoje precisa formar um cidadão para o mundo. Ela não pode apenas focar em bons resultados no vestibular, por exemplo. É necessário formar um adulto completo, que esteja preparado para o mundo do trabalho, dialogar, trabalhar em equipe, que seja sociável, que saiba debater e respeitar o próximo.

       Outro ponto interessante é que quando a escola investe na inteligência socioemocional dos seus estudantes, ela também está investindo na inteligência cognitiva deles.  Goleman, 2005, p. 13, afirma que:

Em 1995, esbocei as evidências preliminares que sugeriam que o SEL era um ingrediente ativo nos programas que aperfeiçoam a aprendizagem da criança evitando problemas como a violência. Agora é possível afirmar cientificamente: ajudar as crianças a aperfeiçoar sua autoconsciência e confiança, controlar suas emoções e impulsos perturbadores e aumentar sua empatia resulta não só em um melhor comportamento, mas também em uma melhoria considerável no desempenho acadêmico.

         Desenvolver o socioemocional das crianças e adolescentes é necessário para vivermos em sociedade no século XXI. Cada vez mais as escolas que investem em competências socioemocionais alcançam resultados positivos, tanto na resolução de conflitos quanto no desenvolvimento cognitivo dos seus estudantes.

       O aprimoramento das habilidades socioemocionais ajudará no desenvolvimento dos estudantes com conflitos interpessoais, no autocontrole, a ter empatia, a expressar as suas necessidades e sentimentos e a lidar com as suas frustrações.

       Ao desenvolvermos as habilidades socioemocionais estamos ajudando os estudantes na formação de seus relacionamentos pessoais e profissionais, oportunizando uma vida adulta mais saudável e feliz.


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